No Brasil há maior número de batistas letos do que em qualquer outro país, excetuando-se a Letônia. Há atualmente uns 2.200 membros, pertencentes às 11 igrejas, situadas nos 3 grandes estados do Sul do país: Rio Grande do Sul, Sta. Catarina e São Paulo. O número total dos batistas letos no mundo inteiro sobe a 15.000, dos quais uns 12.000 estão na Letônia.
A Convenção Batista Nacional surgiu de forma traumática, quando da expulsão em 1965 de 32 igrejas da Convenção Batista Brasileira, simplesmente por crerem de forma diferente a respeito de dons espirituais. Essas pessoas foram alvo do que poderíamos chamar de “ódium theologicum”. Mas Deus levantou paladinos da fé para guiar esse povo. Destaca-se então as pessoas dos pastores Enéas Tognini e José do Rego Nascimento.
A 15 de outubro de 1881, chegou às plagas do Rio Grande do Sul um casal de batistas, destinado a fundar entre os seus patrícios um trabalho espiritual de grande alcance. O irmão Carlos Feuerharmel e a esposa D. Frederica, com 9 filhos, vieram de Pomerania, Alemanha, onde o casal tinha feito parte da Igreja Batista de Retz. A filha mais velha deste casal, que foi a progenitora do Pastor R. Pitrowsky, tinha apenas 17 anos quando vieram para o Brasil. A 17 de março de 1882, mudaram-se para o vale denominado Linha Formosa, onde esta e mais algumas famílias estabeleceram uma colônia que crescia e prosperava rapidamente.
A história da Missão Batista no curto período do Segundo Império brasileiro dá para dizer muita coisa. Do ponto de vista prático estava longe de ser animador. A Junta de Richmond enviara ao Brasil, nesses últimos anos do reinado de D. Pedro II, seis homens e nove mulheres.
A. B. LANGSTON (Alva Bee Langston), dos Estados Unidos, 1878, escreveu, entre outros, NOÇÕES DE ETICA PRATICA, TEOLOGIA BIBLICA E SISTEMATICA, O PRINCIPIO DO INDIVIDUALISMO, A DOUTRINA DO ESPIRITO SANTO. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. Tinha 31 anos de idade, em 1909, quando foi nomeado pela Junta de Richmond, missionário batista, tendo vindo para o Brasil. Tornou-se Professor do Colégio Batista do Rio e também do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Foi Pastor de diversas igrejas batistas do Rio de Janeiro. Exerceu esta atividade de Pastor e também de Professor até 1936, quando tinha 58 anos de idade. Faleceu em 1965, com 87 anos.
Compre o livro ESBOÇO DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA no link: www.igrejabatista.net/loja Não perca nesta sexta, 09/10, a partir das 20h30, o segundo episódio da nossa série Lives Batistas Brasileiros: História, Princípios e Doutrinas. O palestrante será o Pr. Edvar Gimenes falando sobre o tema Separação entre Igreja e Estado.
Entre 1957 e 1958, Pedro Batalha do Rêgo, estudante no Instituto Batista Equatorial, recebeu o convite para desenvolver uma obra missionária com o pr. Paul Sanderson na Marambaia. O início dos trabalhos no Ponto de Pregação contava com a participação do obreiro, sua esposa Raimunda Rêgo e do pr. Paul Sanderson.
Live promovida pela Convenção Batista Baiana sobre a História dos Batistas, com o Pr. Israel Belo de Azevedo.
|
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Julho 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|