7 de Julho de 1986, Amsterdã, Holanda.
Amsterdã (Holanda) 1986, como foi chamada a Conferência Internacional para Evangelistas Itinerantes, viu evangelistas de todas as origens possíveis. De acordo com um artigo da revista Decision , “nunca antes tantos homens e mulheres exercitando o dom bíblico do evangelismo se reuniram em um só lugar ao mesmo tempo para trocar idéias, aprender, alongar-se espiritualmente, a fim de cumprir de maneira mais propositada o trabalho de… evangelista." A história do evangelho na região Amazônica começou com a chegada em Belém do navio chamado “Hope” (esperança), que aqui ancorou na sexta-feira, dia 19 de novembro de 1891, trazendo entre outros passageiros, o jovem sueco, Eurico Alfredo Nelson.
Após cinco anos e três meses de sua chegada, muito trabalho, muitas lutas e muita perseguição religiosa, no dia 02 de fevereiro de 1897, foi organizada a Primeira Igreja Batista do Pará, que se tornaria a primeira igreja evangélica da Amazônia e que neste mês, comemora 123 anos de organização. Louise Celia Fleming, também conhecida como "Lulu" Fleming (1862-1899) foi médica e uma das primeiras afro-americanas a se formar na Faculdade de Medicina da Mulher da Pensilvânia. Louise foi a primeira mulher afro-americana a ser enviada a África como missionária pela Sociedade Missionária Batista Americana de Mulheres.
_ Oremos pelas agências missionárias batistas, que mais irmãs e irmãos como Louise se levante para proclamar o nome de Jesus Cristo em todo mundo. Betty Pitrowsky nasceu em 13 de maio de 1919, no Rio de Janeiro. Filha primogênita do pastor Ricardo Pitrowsky, de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul e de Eugenia (Thomas) Pitrowsky, de Santa Bárbara do Oeste, em São Paulo. Betty é bisneta do pastor Robert Porter, um dos membros fundadores da Primeira Igreja Batista no Brasil, organizada em 10 de setembro de 1871, em Santa Bárbara do Oeste.
|
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Outubro 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|