A Memória Sertão Museu Virtual Batista do Sertão. Foi a partir de um sonho que o Museu Virtual Batista do Sertão surgiu em 2002. A princípio seria contada apenas a história do pastor Camilo dos Santos, um dos pioneiros da igreja batista em Pernambuco. Mas a iniciativa de preservar a memória das igrejas através de registros como atas, recortes de jornais, livros, fotografias de templos, móveis e o levantamento dos primeiros pastores batistas tomou proporção maior e alcançou outros estados do Semiárido. Em 2008 o acervo já contava com a colaboração de todo o sertão nordestino.
A PIB-BH, família cheia de esperança, nasceu como Igreja em 31 de março de 1912, na Rua Guarani, próximo à Rodoviária. Seu pastor fundador foi o missionário americano Daniel Crosland, que dedicou quarenta e três anos de sua vida à pregação do evangelho no Brasil. O segundo pastor, Henrique E. Crockell, liderou a Igreja de 1914 a 1919. Ele tinha grande preocupação com a pregação do evangelho e expansão do Reino de Deus. Em seguida, veio o pastor Otis P. Maddox, que esteve à frente da Primeira Batista entre 1919 e 1921. Ele e sua esposa foram os fundadores do Colégio Batista Mineiro, em 1918, pois os filhos dos evangélicos não tinham acesso a um sistema de ensino que contemplasse suas crenças.
|
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Outubro 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|