A IBN - Igreja Batista de Neves celebra no dia 30 de março de 2020, os seus 90 anos de organização. Uma data festiva para todos os irmãos da igreja que relembram com alegria de sua trajetória de lutas e vitórias ao longo de todo esse tempo.
A Igreja Batista de Juruti teve seu início no dia 08 de abril de 1923, na localidade denominada Jangada, naquele Município, e foi organizada pelo missionário Eurico Alfredo Nelson, que vindo de Manaus em sua lancha “Alegria” encontrou nessa localidade um grupo de crentes reunidos, quase todos da mesma família, que havia se decidido na localidade de Arari, no Amazonas, mas que por causa da escassez de alimentos tomaram a decisão de voltar ao seu lugar de origem.
Primeira Igreja Batista de Petrópolis: HISTÓRICO DO TRABALHO BATISTA EM PETRÓPOLIS (Rio de Janeiro)13/3/2020 Por volta de 1914 vieram residir em Petrópolis três famílias batistas, que logo se dispuseram a pregar o Evangelho. Embora cooperassem com a Igreja Metodista, realizavam também, uma vez por mês um culto na casa de uma das famílias, dirigido por seminaristas vindos do Rio de Janeiro. Costumavam também realizar o culto doméstico diário para o qual convidavam os vizinhos, além do que, noutros dias favoráveis realizavam cultos de evangelização.
Os batistas têm uma história maravilhosa para contar. É uma história emocionante, cheia de lutas heróicas e sacrificiais contra a opressão e a tirania. É uma longa história, serpenteando por muitos séculos e culturas. É uma história sangrenta, destacada com a mancha carmesim dos mártires. É uma história desconcertante, caracterizada por conflitos periódicos entre as pessoas, apesar de compartilharem convicções básicas e básicas.
Batistas se destacam por enfatizar os requisitos bíblicos para um verdadeiro batismo, ou seja, o batismo deve ser por imersão e somente os crentes são os sujeitos adequados do batismo. O que eles nem sempre foram igualmente habilidosos em explicar é a resposta para esta pergunta: o que significa o batismo? Ontem à noite, quando eu cheguei em casa, vindo do Quebec, assisti a um batismo pela maravilha da internet e escutei um discurso relativamente extenso sobre o que o batismo não é: não é um evento salvador, a água não é importante (pelo que percebi, o batizador queria dizer que a água não contém nenhuma propriedade “sacramental” – certamente não estava dizendo que o batismo não requer água, o que seria muito estranho para um batista afirmar), e que o batismo é meramente um símbolo.
|
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Outubro 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|