Em 23 de maio de 1932, nasce uma igreja! Debaixo de muito temor e grandes pressões circunstanciais, pois um grupo de imigrantes do leste europeu buscava reintegrar-se em um meio social totalmente adverso do que estavam habituados, e sustentar-se em suas necessidades básicas, buscaram viver a sua fé em Cristo, a partir da organização de uma igreja. A partir desse momento nasce uma Igreja, com a designação de a Segunda Igreja Baptista Russa da Capital de São Paulo (1), hoje Igreja Batista Vida Nova, no bairro de Vila Prudente. Desta forma, a partir dessa organização, essa novel Igreja toma o décimo lugar na capital paulista, na sequência de Igrejas fundadas nesta capital. A primeira Igreja russa foi fundada em 1926, e a segunda em 1932, portanto (2).
João Smyth, que tinha formação teológica em Cambridge, foi pastor anglicano entre 1600 e 1603, tornando-se então puritano e mais tarde, em 1606, separatista. Teve no advogado Tomás Helwys um auxiliar competente na nova igreja por ele iniciada. Com a grande perseguição fomentada por Tiago le após muita discussão na congregação, houve a resolução de emigrarem para a Holanda, onde havia liberdade para os protestantes adorarem a Deus "de acordo com suas próprias premissas" (WHITLEY, W. T. "Thomas Helwys of Gray's Inn and Broxtowe Hal". Londres: Kingsgate Press, s.d., p. 10). Para a viagem até Amsterdā, que ocorreu entre 1607 e 1608, foi fundamental a ajuda financeira de Tomás Helwys. Ali Smyth, que era profundo estudioso das línguas originais da Bíblia, concluiu que o batismo infantil não era escriturístico. "Então chegou à lógica inferência de que o batismo, que ele e a congregação haviam recebido nas igrejas paroquiais da Inglaterra, não tinha valor" (UNDERWOOD, A. C. "A history of the English Baptists". London: The Baptist Union, 1961, p. 37). Smyth conseguiu convencer os membros da congregação a começarem tudo de novo, pelo que ele e Helwys dissolveram o grupo e iniciaram uma nova igreja pelo batismo. Para isso, Smyth batizou a si mesmo e depois a Helwys, e os dois batizaram os demais componentes da igreja, mediante profissão de fé. Isso ocorreu em 1609.
Christmas Evans (25 de dezembro de 1766 - 19 de julho de 1838) foi um ministro inconformista galês que, de acordo com DM Lloyd-Jones , foi "o maior pregador que os batistas já tiveram na Grã-Bretanha" e também ficou conhecido como John Bunyan de Gales. Evans nasceu perto da vila de Llandysul, Cardiganshire (País de Gales). Seu pai, sapateiro, morreu cedo e o menino cresceu como um trabalhador rural analfabeto.
Os primeiros movimentos dissidentes tiveram suas raízes na insatisfação puritana com o acordo religioso imposto por Elizabeth I como sua resposta à Reforma Protestante que varreu a Europa no século XVI. Eles foram motivados pelo desejo de recuperar uma forma mais pura e primitiva de crença cristã e organização baseada firmemente no ensino da Bíblia. Os dois movimentos que teriam mais importância no País de Gales foram os independentes, também conhecidos como congregacionalistas, e os batistas.
por Graham Beynon
Este artigo descreve as origens dos batistas ingleses e seu desenvolvimento desde o início do século XVII até meados do século XX. Em particular, é dada atenção ao desenvolvimento dos diferentes agrupamentos de batistas, com uma tentativa de analisar como as tendências teológicas afetaram sua respectiva progressão. |
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Outubro 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|