Christmas Evans (25 de dezembro de 1766 - 19 de julho de 1838) foi um ministro inconformista galês que, de acordo com DM Lloyd-Jones , foi "o maior pregador que os batistas já tiveram na Grã-Bretanha" e também ficou conhecido como John Bunyan de Gales. Evans nasceu perto da vila de Llandysul, Cardiganshire (País de Gales). Seu pai, sapateiro, morreu cedo e o menino cresceu como um trabalhador rural analfabeto. Evans (1766-1838) teve uma origem muito sofrida. Filho de um sapateiro pobre e órfão aos 8 anos de idade, teve que morar com seu tio, um beberrão, imoral e que em nada contribuiu espiritualmente na formação dele. Nada investiu em sua educação, de modo que teve que trabalhar como analfabeto. Viver com seu tio se tornou insuportável; foi então trabalhar em uma fazenda.
Providencialmente, Evans começou a frequentar uma igreja presbiteriana, cujo pastor estava sob influência do movimento avivalista galês e da soteriologia arminiana da expiação. Sua conversão se deu no contexto de pregações de metodistas calvinistas itinerantes que visitaram a igreja que começou a frequentar. Influenciado por esses pregadores itinerantes e membros da igreja batista em Llandysul (País de Gales), e ele acabou se tornando um batista. Certo tempo depois foi ordenado como pastor missionário sempre tendo uma vida muito pobre e humilde. Ele era tão pobre que não conseguia comprar um cavalo. Andava seu país a pé, e pregando nos caminhos que percorria. Igrejas que Evans plantara cresceram poderosamente. Evans era um calvinista que hoje chamaríamos de "moderado". Em sua pregação ele dava ênfase a soberania de Deus, mas também pregava sobre a responsabilidade humana. Evans era uma pessoa tão piedosa e cheia do Espírito de Deus que por onde pastoreava o Senhor multiplicava o número de pessoas convertidas em pouco tempo. Era um homem tão simples que chegou a viver com recursos quase zero e a morar até em estábulo, junto com animais. Chegava, às vezes, em regiões em que as igrejas estavam quase mortas e em pouco tempo havia uma revitalização de imediato e uma multiplicação de novos convertidos. Seu ministério como missionário durou quase 50 anos, havendo milhares de conversões em Gales, e um grande avivamento nas igrejas já estabelecidas. Fontes: - APMT, 2023. - Christmas Evans, the Preacher of Wild Wales. His Country, His Times, and His Contemporaries - Rev. Christmas Evans, a Distinguished Minister of The Baptist Denomination in Wales. |
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Março 2025
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|