O pastor batista Karlis Grigorowitschs (1901-1972) fundou em 1928, na cidade de Sapezal, interior paulista, um jornal batista publicado em língua russa, chamado Palavra do Amigo (Дружеское Слово). Karlis Grigorowitschs nasceu no Distrito de Livani, Riga, na Letônia. Em 1918, Karlis Grigorowitschs se converteu, e foi batizado na Igreja Batista Leta de Samara, na Rússia, que era uma igreja formada por refugiados da Primeira Guerra Mundial.
Walter Rauschenbusch (1861-1918) foi um pastor batista e escritor americano, sendo considerado um dos expoentes do movimento "evangelho social".
Rauschenbusch nasceu em Rochester (Nova Iorque) em 4 de outubro de 1861. Após o colegial, ele foi estudar em um ginásio (equivalente a uma escola preparatória) em Gütersloh, na Alemanha. Depois disso, ele voltou para os Estados Unidos e estudou na University of Rochester onde obteve um Bachelor of Arts em 1884. Em seguida, ele estudou teologia no Rochester Theological Seminary dos American Baptist Churches USA e obteve um Bachelor of Divinity em 1886. Aníbal Pereira dos Reis foi um ex-padre católico, com formação teológica na PUC-SP, vindo se tornar um teólogo e pastor batista na década de 60. Reconhecido por sua forte personalidade, ele aderiu a teologia não-sacramentalista dos batistas, se tornando um das principais vozes batistas no assunto
Em linhas gerais, a intolerância religiosa é o ato de discriminar ou ofender religiões, cultos e liturgias ou também discriminar, ofender e agredir pessoas por conta das suas crenças e práticas religiosas.
|
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Março 2025
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|