Desde que se tornou cristão, Billy Graham disse: “Eu não conseguia entender a segregação na igreja”. Em 1952, ele se sentiu compelido a assumir o que era considerado na época uma posição dramática. Ele estava programado para realizar uma Cruzada em Jackson, Mississippi, e os assentos foram organizados para acomodar uma audiência segregada. Cordas foram erguidas para manter negros e brancos separados. Quando Graham chegou à reunião, ele pessoalmente foi até lá e puxou as cordas para baixo e se recusou a deixá-las ser colocadas de volta.
William Franklin Graham Jr. fez o impensável na cruzada de 1952 em Jackson, Mississippi, quando removeu a corda vermelha de segregação que separava os adoradores negros e brancos. [1]. Nascido em 7 de novembro de 1918 perto de Charlotte, Carolina do Norte, William Franklin Graham Jr. deu poucas indicações de que um dia pregaria o Evangelho para até 250 milhões de pessoas em mais de 185 países. [2] Graham foi creditado por pregar para mais pessoas do que qualquer outra pessoa na história, sem contar os milhões adicionais endereçados no rádio e na televisão.
Thomas Jefferson Bowen, missionário americano, foi enviado, em 1860, para o Brasil. Tempos depois, um grupo de colonos norte-americanos sulistas desembarcou em Santa Bárbara D´Oeste, SP. Grande parte deles era de origem protestante e, em 10 de setembro de 1871, eles organizaram a primeira igreja batista em terras brasileiras, sob a coordenação do pastor Richard Ratcliff. No início, os cultos eram em inglês, o que afastava os habitantes locais.
Com a fundação da União Missionária de Homens Batistas do Brasil - UMHBB em 1978, todo o trabalho masculino missionário que antes estava na JUERP (Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira) no Departamento Masculino de Atividades Missionárias, passa para essa junta recém fundada. Com isso foram criados os Departamentos Nacionais de Embaixadores do Rei, Grupo de Ação Missionária e Sociedades Masculinas Missionárias. Hoje o trabalho masculino missionário esta configurado em Secretaria Executivas de Homens, que é responsáveis pelo trabalho dos Embaixadores do Rei e Sociedades Missionárias de Homens Batistas.
O compositor Eden Reeder Latta era de Iowa, estado que se engajou na luta pelo abolicionismo.
|
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Julho 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|