Thomas Spurgeon (20 de setembro de 1856 - 17 de Outubro de 1917) foi um pregador Batista inglês do Tabernáculo Metropolitano, um dos dois filhos gêmeos não-idênticos do famoso pastor batista Charles Haddon Spurgeon (1834-1892).
Thomas e seu irmão gêmeo nasceram um mês antes da tragédia no jardim "Royal Surrey Gardens" em Kennington, 19 de outubro de 1856, enquanto seu pai estava pregando. Sua mãe, Susannah Spurgeon ficou inválida com 33 anos de idade, enquanto os garotos ainda eram adolescentes. O missionário norte-americano John Mein chegou ao Brasil em 1915. Veio com sua esposa Elizabeth Mein e dois filhos: John Gordon Mein, diplomata assassinado na Guatemala em 1968 durante uma tentativa de sequestro, e David Mein.
Até o início da década de 1970, o Catolicismo era a religião predominante no município de Itapuranga. E, estatísticas da época apontam que por volta do ano 1975, Itapuranga tinha 95% de sua população composta por católicos. No início desta década chegou para a Itapuranga uma família evangélica batista vinda de outro município goiano que inicialmente se uniu aos presbiterianos, grupo evangélico que já se reunia como igreja na cidade. Os dois grupos congregaram unidos em clima bastante fraterno por um período até que o grupo batista alugou um pequeno espaço com vistas à abertura de trabalho próprio. A despedida foi marcada por um clima de confraternização. Realizou-se um jantar com a presença dos dois grupos evangélicos envolvidos e os amigos aos quais ambos empenhavam-se em comunicar o Evangelho.
|
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Julho 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|