Em termos de Soteriologia, os Batistas sempre assumiram uma posição intermediária entre o Calvinismo e o Arminianismo e sempre buscou fugir de um compromisso cego com ambos os sistemas soteriológicos, mantendo-se livre para transitar entre ambas as posições no que elas caminhas de acordo com as Escrituras, e apartando-se tranquilamente nos pontos em que afastam-se das Escrituras
Este é um sermão que foi pregado na Igreja Batista de Queen Street, que faz parte do CBOQ (Canadian Baptists of Ontario and Quebec).
Muitas pessoas pensam que ser Batista se resume a simplesmente usar muita água para os batismos. Mas na verdade é muito mais que isso. Em 1841, 35 delegados da reunião da Union Baptist Association aceitaram a sugestão do Reverendo William Milton Tryon e do Juiz Distrital REB Baylor de estabelecer uma universidade Batista no Texas.
Dinalva Oliveira Gabrielli, nascida aos 19 de dezembro de 1912, era membro da 1ª Igreja Batista da Bahia, esposa do Sr. Guilherme decidiram morar na ilha, exatamente em Barra Grande no Alambique onde decidiram comprar uma fazenda onde colocaram o nome de Fazenda São José. Ela, missionária que sabia o que veio fazer na ilha, começou a evangelizar vizinhos que eram poucos e não muito perto, a pé ou até mesmo à cavalo depois com sua famosa “veraneio”. Assim foi conquistando a confiança de muitos e os frutos começaram a florescer organizaram a Congregação em Barra Grande (Bahia).
SARAH FLOWER ADAMS, 215 anos do nascimento da poeta e atriz britânica; a primeira mulher a ser reconhecida como compositora de música cristã clássica.
A ÚLTIMA HORA /// 259 CANTOR CRISTÃO // O hino que tocou gerações em apelos no final do século XX nas Igrejas Batistas Brasileiras // Letra e Música: João Diener (1889-1963) // Ao Findar o Labor desta Vida
Esta linguagem era a expressão do coração da senhora Sarah Flower Adams, que nasceu em Essex, Inglaterra, em fevereiro de 1805, e cuja história tem sido muito pouco conhecida do grande público, que têm estimado seus hinos como um dos mais sagrados tesouros por quase um século.
O Conjunto Som Maior nasceu em 1976, sob a orientação do Ministro de Música, Pr. Roger Cole, Diretor do Departamento de Música da Convenção Batista do Estado de São Paulo, que escolheu um a um, os integrantes do grupo dentre os componentes do Coral Jovem do Estado de São Paulo.
SINTO-ME BASTANTE confortável para escrever o prefácio à edição brasileira da presente obra. Primeiramente, por ser o consultor acadêmico da Verbum Publicações, tendo indicado este trabalho para a publicação. Em segundo lugar, por ter sido o revisor e editor do texto. Em terceiro lugar, por ensinar Teologia e estar familiarizado com o tema. Em último lugar, mas não menos importante, por ser pastor Batista e servir a Deus em igrejas da Convenção Batista Brasileira há anos.
José de Souza Marques (Rio de Janeiro, 29 de março de 1894 — Rio de Janeiro, 1974) foi um educador, político, advogado, pastor e teólogo brasileiro. Estudou no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e foi presidente da Convenção Batista Brasileira.
Edgar Young Mullins (5 de janeiro de 1860, Franklin County, Mississippi - 23 de novembro de 1928, Louisville, Kentucky ) foi um ministro e educador batista do sul , que de 1899 até sua morte foi o quarto presidente do Seminário Teológico Batista do Sul , o carro-chefe escola da Convenção Batista do Sul.
Tudo começou em Santa Catarina, na localidade de Rio Novo (hoje município de Orleans). Chegaram da Letônia as primeiras famílias no porto de Laguna, iniciaram a colonização em Rio Novo e logo fundaram a Primeira Igreja Batista Leta no Brasil.
Sempre começo as aulas de história da igreja da mesma maneira que o nosso querido irmão Tom Nettles, com uma palestra chamada "Por que estudar história da igreja?". Não estou apenas buscando imitar meu mentor; vivemos em uma época em que o que C.S. Lewis chamou de "esnobismo cronológico” - a priorização de todas as coisas novas e o desprezo de todas as coisas antigas – isso é notório.
Uma Introdução a “Uma Declaração dos Batistas tradicionais do Sul dos Estados Unidos sobre a Compreensão do Plano da Salvação" A seguir, é apresentada uma sugestão do que os batistas do sul dos Estados Unidos acreditam sobre a doutrina da salvação. Compilado por vários pastores, professores e líderes em resposta ao crescente debate sobre Calvinismo na vida batista do sul, começa com uma justificativa para tal afirmação neste momento, seguida dez artigos de afirmação e negação. O objetivo era criar uma declaração que refletisse com precisão as crenças da maioria dos batistas do sul, que não são calvinistas. A preocupação dos desenvolvedores de essa afirmação era de que o ponto de vista dessa maioria não estava bem representado pelo termo “não-calvinista” e que era necessário um instrumento pelo qual essa maioria pudesse articular o que eles acreditam em relação ao calvinismo. Não se pensa que este documento reflita o que todos os batistas do mundo ou que todo batista acredita ou mesmo pensamento que deve ser imposto a todos os batistas do sul. No entanto, acreditamos que isso reflete o pensamento da maioria dos batistas do sul por boas razões bíblicas. Seu objetivo é gerar uma informação muito necessária na discussão em toda a convenção sobre o lugar do calvinismo na vida batista do sul.
|
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Outubro 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|