Você conhece o pacto das igrejas batistas? Geralmente impresso no verso dos certificados de batismo, o pacto das igrejas batistas é um documento/texto que deveria ser conhecido por todo crente batista.
Para nós, os crentes batistas, a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, não é um livro de literatura. Entendemos que é um livro sagrado escrito por homens de Deus idôneos e livres de qualquer suspeita.
Há em nosso meio um pensamento com tendência a um controle externo sobre as igrejas. É uma reação a alguns abusos que aconteceram em nosso arraial. Infelizmente, todos conhecemos casos de gente pouco honesta que mudou lentamente as doutrinas na igreja, até levar o patrimônio consigo ou para outro grupo. É lamentável. Mas não creio que policiar as igrejas seja a solução. Um amigo de correspondência, pastor de outra denominação, me indaga se os batistas não estariam melhores se houvesse um controle sobre as igrejas, para evitar problemas doutrinários como G12, por exemplo.
Nossa origem histórica pode remontar ao pastor John Smith e ao advogado Thomas Helwys, mas eles não criaram nossos princípios e nossas doutrinas. Vimos, também, certa confusão dos primeiros batistas exatamente por causa de não termos uma origem numa pessoa, mas ao redor de princípios. Os princípios já estavam lá e foram entendidos por várias pessoas, em vários grupos. O que tornou difícil remontar a uma origem proclamada num lugar, dia e mês, embora consideremos a igreja fundada na Holanda, em 1609, como a primeira igreja batista. Mas sabemos que há diferenças de interpretações, o que mostra não haver unanimidade, embora a maioria opte como optei.
Em todo lugar que você olha, especialmente na vida batista, você vê o nome Judson. Isso ocorre porque Adoniram Judson (1788-1850) e sua primeira esposa estavam entre os primeiros missionários estrangeiros comissionados na história americana.
Hoje é comum a gente ver missionárias solteiras. Nem sempre foi assim. E elas tiveram que lutar muito pela igualdade. Uma das que mais batalharam por este direito foi a norte-americana Lottie Moon.
Em 2009, os batistas completaram 400 anos. A Aliança Batista Mundial fez uma grande celebração por ocasião do seu Conselho Geral, de 27 de julho a 1 de agosto de 2009, em Ede, a 50 quilômetros de Amsterdam, Holanda. No Brasil, a Convenção Batista Brasileira também promoveu celebrações.
Com base no ensino de Jesus em Mateus 22.15-22, cremos haver uma distinção entre Igreja e Estado, que chamamos de princípio da separação entre a Igreja e o Estado. Entretanto, a compreensão e a aplicação desse princípio enfrenta duas grandes dificuldades: a primeira é que no ambiente da Bíblia não vemos esta distinção. Tanto Israel como os povos que com ele interagiam eram nações hierocráticas, em que o poder político era uma derivação natural da revelação divina e à luz dela devia ser exercido e julgado. Não havia separação entre religião e Estado. É grande o abismo sócio-político entre nós e os tempos bíblicos, e isso contamina nossa hermenêutica. Assim, continuamos a repetir “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor”.
Billy Graham faleceu aos 99 anos. Seu legado jamais será avaliado em toda sua extensão, mas há ao menos cinco lições primordiais para nós. Vamos juntos analisar o que podemos aprender com ele!?
Um cirurgião americano dedicado, amado por todos que o conheceram, morreu há 70 anos - sozinho, em uma cela fria longe de casa. Ele foi preso na China por falsas acusações, com base em evidências plantadas. Ele foi espancado, ridicularizado, espetado com varas de bambu por guardas da prisão. Levado para interrogatórios brutais, ele ficou desanimado ao ponto de insanidade em seus últimos dias, segundo testemunhas presas com ele.
Manifesto dos Ministros Batistas do Brasil (1963) 1 A Ordem dos Ministros Batistas do Brasil, entidade que congrega os pastores que servem às Igrejas da Convenção Batista Brasileira, em sua última Assembléia Geral, realizada na cidade de Vitória, Estado do Espírito Santo, resolveu apresentar à Nação Brasileira e à Denominação Batista em particular, o seguinte MANIFESTO
|
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Julho 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|