A Igreja Batista de Juruti teve seu início no dia 08 de abril de 1923, na localidade denominada Jangada, naquele Município, e foi organizada pelo missionário Eurico Alfredo Nelson, que vindo de Manaus em sua lancha “Alegria” encontrou nessa localidade um grupo de crentes reunidos, quase todos da mesma família, que havia se decidido na localidade de Arari, no Amazonas, mas que por causa da escassez de alimentos tomaram a decisão de voltar ao seu lugar de origem. Todos eles foram batizados pelo missionário que em seguida organizou a igreja, elegendo a sua primeira diretoria escolhida dentre os primeiros membros e que passaram à condição de membros fundadores da nova igreja. São estes os nomes dos crentes que o missionário encontrou ali e que por ele foram batizados: Alfredo Brelaz, Raimundo Brelaz, José Brelaz e Luiz Dolzane. Com suas respectivas esposas e filhos que ainda não eram crentes. Com o trabalho do missionário Eurico Alfredo Nelson, esses irmãos foram sendo preparados e outros irmãos foram surgindo e foram sendo incluídos no grupo da igreja. O povo daquela época era muito frio e indiferente ao Evangelho, como o missionário, sabia tocar violino, todas às vezes que ele tocava o povo se aproximava para ouvi-lo tocar e em seguida ele pregava o Evangelho, estratégia que deu certo e o número de membros ia aumentando gradativamente, e entre esses um menino chamado Ciro Brelaz, que com apenas oito anos tornou-se crente, apegou-se tanto ao missionário que passou a ser seu parceiro de viagem, ajudando como podia, carregando suas cargas e que tornou-se mais tarde em um grande evangelista. Diante desse crescimento, o missionário percebeu que precisava de alguém que na sua ausência desse continuidade ao trabalho de treinamento dos crentes. Foi aí que ele conseguiu uma irmã de nome Celina, que ficou encarregada de continuar com o ensino da Palavra de Deus à nova igreja. Dois meses depois de organizada, os membros reunidos em culto administrativo, resolveram por unanimidade transferir a sede da igreja para a localidade denominada de “Bom Futuro”, levando em conta que a maioria dos membros residia nessa localidade.
Com o passar do tempo, o trabalho foi se estendendo, alcançando o lago do Curumucuri, onde foi aceito por outras famílias que resolveram aceitar a proposta do irmão Isaías Batista que se propôs a doar uma área de terra às margens do lago onde ele tinha um comércio, a fim de que a igreja construísse o templo. A proposta foi aceita e mais uma vez a sede da igreja foi transferida, desta vez, para o Curumucuri, onde permaneceu por um bom tempo. Com o crescimento da igreja, muitos irmãos resolveram se transferir para a cidade de Juruti, onde havia melhores condições de acesso, desfalcando a igreja de vários de seus membros, que já só se reuniam uma vez por mês em culto administrativo. Foi aí que resolveram em comum acordo mais uma vez transferir a sede da igreja, agora para a cidade de Juruti, onde permanece até hoje e tem desenvolvido um trabalho não só no campo espiritual, mas também na área da educação, contribuindo assim, para a formação da cidadania e a fé cristã. Ao longo desses anos, muitos foram os obreiros que passaram pela igreja e grande foi a contribuição da igreja para a expansão do Reino de Deus, com a organização das Igrejas Batistas em Óbidos e Lago Grande. Daqui saíram obreiros como o Evangelista Ciro Brelaz, Pr. Adonias Brelaz, que foi missionário de Missões Nacionais, Pr. Elcias Brelaz, Raimundo Marinho, Josué Menezes, Osmar Souza. Podemos nos lembrar que aprouve a Deus chamar para sua presença o Pr. Rosinaldo Correa Motta, que durante dezessete anos serviu com fidelidade o Reino de Deus aqui nesta igreja e na Escola Batista Dilma Röösli. Mas, podemos também nos alegrar na presença santa do Deus Único e Verdadeiro, pois ao longo de nossa história nunca desamparou a sua igreja e jamais abandonará. Glorificamos a uma voz ao Senhor da Igreja pelo servo que enviou para dar continuidade ao Ministério da Igreja Batista de Juruti. Meus irmãos, arregacemos as mangas de nossas camisas para apoiarmos o Pr. Obadias Brelaz Pereira e sua família que com a Graça Maravilhosa de Deus vem realizando um abençoado ministério à frente deste rebanho do Senhor Jesus Cristo. Unamos nossas forças, fortaleçamos a nossa comunhão em Cristo e uns com os outros, sejamos suportes para o nosso novo líder a fim de que juntos cresçamos na graça e no conhecimento de Deus. Atualmente a igreja tem uma congregação e começou o projeto de crescimento IGREJA MULTIPLICADORA (Missões Nacionais). Tem o Instituto COBAPA funcionando na sua sede com aproximadamente 15 alunos. |
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Julho 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|