A Memória Sertão Museu Virtual Batista do Sertão. Foi a partir de um sonho que o Museu Virtual Batista do Sertão surgiu em 2002. A princípio seria contada apenas a história do pastor Camilo dos Santos, um dos pioneiros da igreja batista em Pernambuco. Mas a iniciativa de preservar a memória das igrejas através de registros como atas, recortes de jornais, livros, fotografias de templos, móveis e o levantamento dos primeiros pastores batistas tomou proporção maior e alcançou outros estados do Semiárido. Em 2008 o acervo já contava com a colaboração de todo o sertão nordestino. O Museu Virtual Batista do Sertão, foi idealizado e implantado pela família do Pastor João Camilo dos Santos, aqui representada pelos seus filhos Eliel Dias Santos (in memoriam); Ebis Dias Santos e sua esposa Maria do Socorro Moura Reis Santos; Elioenai Dias Santos e esposa Maria Aparecida Santos(in memoriam); Eliad Dias Santos; Eder Dias Santos (in memoriam); Eder Dias Santos e Eliam Dias Santos, viúva do Pastor Daniel Rocha Guimarães . A idéia deste projeto, que é resgatar a história dos batistas no Sertão, surgiu em setembro de 2002, através de um sonho da nora do Pastor João Camilo, Maria do Socorro M. R. Santos. No sonho, Socorro conversava com o pastor, dizendo que iria contar a sua história. O Pastor Camilo respondia afirmando: Somente você, mesma, minha filha, para fazer isso. No dia seguinte, a família acatou e ampliou a idéia, passando a pesquisar a história do pastor e de outros pastores batistas pioneiros, estendendo, dessa forma, o trabalho para todo o Sertão pernambucano, parte do Sertão baiano e em 2008 para todo o Sertão nordestino.
O Museu Virtual Batista do Sertão é um agradecimento especial ao bom Deus por parte da família do Pastor Camilo pela sua existência e uma homenagem a todos os outros pastores batistas pioneiros que, como ele, evangelizaram o Sertão, salvando milhares de almas para Cristo, engrandecendo o Reino de Deus. O objetivo maior do projeto é o de continuar salvando vidas para Cristo nas famílias brasileiras, através da história desses missionários. A família agradece a Deus e, de forma especial à Igreja Batista de Cabrobó (PE) e a sua população, onde o Pastor João Camilo dedicou a maior parte da sua vida. Nossos agradecimentos a todos os que colaboraram ou venham a colaborar com este trabalho, principalmente, com o e envio de biografias de outros pastores, inclusive de outros estados, documentos, fotos com o texto de batistas pioneiros, entre outras. Fonte: http://www.museubatistadosertao.org/ |
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Dezembro 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|