Em sua "História dos Batistas", Thomas Armitage. . .incluía um capítulo sobre notáveis batistas americanos “Pregadores—Educadores—Autores”. Nele, ele fornece breves biografias de onze luminares daquele século. . . [Ele] fecha o capítulo com um esboço de William Cathcart. Ele afirma que Cathcart “tornou a denominação [batista] sua devedora por meio de suas pacientes investigações e contribuições literárias. Suas realizações acadêmicas e incansável diligência o habilitaram a fazer uma ordem de trabalho literário que nenhum batista havia feito, ao dar ao mundo sua 'Enciclopédia Batista'. Armitage passa a afirmar:
"Tendo conhecido o Dr. Cathcart em amizade íntima por toda uma geração, seus hábitos de estudo, sua perseverança incansável e sua integridade inflexível, o escritor é livre para expressar a crença de que nenhum homem mais verdadeiro vive em nossa irmandade batista. Como um pregador eloqüente , um verdadeiro amigo, um homem honesto e um estudioso cuidadoso, aqueles que o conhecem melhor lamentam sua aposentadoria no auge de sua masculinidade, como uma perda séria em nossas fileiras efetivas, ele é apenas mais um exemplo entre nós do sacrifício comum que nosso ministério faz à tensão do excesso de trabalho." Um elogio tão merecido levanta uma questão interessante: por que não há biografias completas de William Cathcart? Ele esteve no centro da vida batista americana durante a maior parte da segunda metade do século XIX; ele liderou uma grande e proeminente igreja, serviu a uma das mais importantes associações batistas, foi gerente da American Baptist Publication Society (1860-1883), eleito presidente da American Baptist Historical Society (1876-1884) e autor ou editor vários livros significativos, especialmente The Baptist Encyclopedia. A falta de tal conta é lamentável. Cathcart viveu uma vida fascinante e merece reconhecimento e apreço como servo de Jesus Cristo e da causa batista. ----James M. Renihan |
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Julho 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|