A Igreja Batista em Ipatinga nasceu de pregações realizadas debaixo de uma árvore, no centro do antigo vilarejo, antes mesmo da sua emancipação. O trabalho foi iniciado pelo casal Floripes Rosa de Melo e Nazaré Nunes da Cruz, que veio de Tumiritinga (MG) para Ipatinga (MG) e conseguiu a adesão da irmã Liberina Carmélia Guimarães e sua família A Primeira Igreja Batista de Ipatinga, é cooperante da Convenção Batista Nacional, não conseguiu guardar os registros de sua fundação, que teria ocorrido por volta do final do ano de 1962, porque o registro estava em um caderno de rascunhos e se perdeu.
A ata de número "um", que registra a sua primeira sessão regular, está datada de 17 de fevereiro de 1963. Nessa sessão tratou-se, entre outros assuntos, da escolha do nome da igreja – Igreja Batista de Ipatinga – e do "pastor interino", Benjamim Maia, que também era pastor da Primeira Igreja Batista de Tumiritinga, além de recomendar a organização de uma "Sociedade de Senhoras". |
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Dezembro 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|