Pastor Gil Silva, foi "missionário de fazenda" no interior capixaba e mineiro, de meados da década de 1940 a 1970. Depois se dirigiu à Belo Horizonte, onde permaneceu até o seu falecimento, em 2004. Seu neto, Lucas Franco, esta lançando o livro "Um chamado irrecusável - a história extraordinária do Pastor Gil Silva". Se você gosta de história sobre o trabalho batista, esse é um livro para se ter em sua estante. Veja os links no final deste post Gil Silva, filho primogênito do casal Manoel Leopoldino e Maria da Cruz, nasceu no Córrego do Empoçado, localidade pertencente ao município capixaba de Afonso Cláudio. Neste lugar, aos nove anos de idade, Gil se distraiu e deixou o braço direito entrar em um moinho de cana. Um farmacêutico de Afonso Cláudio aconselhou a família a não levá-lo à Vitória, onde haveria mais recursos, alegando que o menino poderia não sobreviver no caminho. Este mesmo homem realizou a amputação do braço!
O pequeno Gil, apesar da trágica perda de seu braço, sobreviveu e viveu a dura vida de: agricultor, vendedor de pão e barganhista de cavalos, em viagens com tropas no solo espírito-santense. Mas ouviu a voz no arrozal e, mesmo expulso de casa pela mãe, deixou o amor de Cristo prevalecer. Estudou no Colégio Americano de Vitória/ES e se preparou para o ministério pastoral, no Seminário Teológico Batista do Sul, a fim de ser um “missionário de fazenda” e na agitada vida urbana. Conheceu, por carta, a sua amada Leiva, que se dispôs a ser seu braço direito na evangelização e, juntos, constituíram os cinco “dedos” da “mão direita”. Venceram trilhos escorregadios, alagamentos e até uma ameaça de morte para levar a Palavra de salvação aos muitos rincões. Batismos? Foram cerca de quatro mil e trezentas vidas imersas e emersas por um vigoroso braço esquerdo, que nunca se furtou ao imperativo do “Ide e pregai”. Essas e outras histórias podem ser conferidas no livro: “Um chamado irrecusável: a extraordinária história do pastor Gil Silva”, escrito por seu neto e historiador Lucas Franco. O pastor Gil faleceu em 2004 e completaria, em 2021, 70 anos de ordenação ao ministério pastoral. O livro pode ser adquirido nos links: Livro físico: https://www.arteimpressaeditora.com.br/product-page/um-chamado-irrecus%C3%A1vel-lucas-franco E-book: https://www.amazon.com.br/dp/B09C7NCJ72 |
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Outubro 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|