A Egreja Baptista de Cachoeira foi organizada em 8 de dezembro de 1898, com trinta e oito (38) membros, na residencia de Hermenegildo de Brito Cezar, com a participa- ção de irmãos das Igrejas de Nazareth e do Recife (Mesquita, História dos Batistas em Pernambuco). O distrito de Feira Nova pertencia ao município de Goitá, hoje Glória do Goitá, na localidade de Cachoeira da Salobra, conhecida por Cachoeira. Ali foi organizada uma das mais promissoras igrejas batista do Estado, a Igreja Batista de Cachoeira, conhecida até os nossos dias . A vida dessa igreja foi por demais curta devido às bárbaras perseguições comandadas pelo padre João Bezerra de Carvalho, chefe político de Goitá, senador estadual o qual, usando dessa autoridade, perseguia os crentes nas cidades da região . A igreja foi desativada e reorganizada anos depois.
Em dezembro de 1898 foi organizada a Igreja de Christo denominada Baptista de Cachoeira, com trinta e oito membros fundadores, na residência do irmão Hermenegildo César de Brito. Participaram da organização irmãos da Igreja de Nazaré e da Igreja do Recife. Infelizmente só dispomos de dois nomes dos fundadores, a saber: Hermenegildo César de Brito e sua esposa Rita Xavier de Brito. Na assembléia de organização foi tirada uma oferta que rendeu 400$000 (quatrocentos mil réis) sendo destinado a auxiliar na construção de um salão para os cultos . O irmão Hermenegildo carregou os tijolos a uma distância de 400 metros e construiu o salão anexo à sua casa em poucos dias e entregou o salão à igreja. A igreja não possui os primeiros livros de atas, não havendo exatidão na data da organização e da reorganização. A leitura feita no livro de Atas mais antigo, só é possível constatar que a reorganização não aconteceu no ano de 1924 , como escre-veram alguns escritores do passado mas no segundo semestre de 1923 . Com o fim da perseguição em Cachoeira, alguns membros reorganizaram a igreja, segundo Iraci Xavier de Brito, neta do casal de fundadores, filha de Bernardino Xavier de Brito e de Zózima Xavier de Brito. A Iraci Xavier de Brito é quem guarda o Livro de Atas mais antigo e foi através da sua leitura que encontramos os nomes dos membros que a reorganizaram: Antônio Marques da Cunha, João Marques da Cunha, Urçulina Marques da Cunha, Olímpia Salustiano da Rocha Cunha, Josepha Rodrigues, José Francisco Carvalho, Alfredo Machado de Farias, Zózima Machado de Brito, João Oliveira, Manoel da Cunha e o casal que veio da Igreja de Ribeiro Fundo, José Lins de Mendonça e sua esposa Brígida Mendonça. A Igreja, até 7 de outubro de 1923 a igreja se reunia na residência do diácono Joaquim Salustiano da Rocha, passando a se reunir na residência de Bernardino Xavier de Brito. Somente a partir do dia 2 de agosto de 1930 a igreja passou a se reunir no seu templo próprio até os nossos dias . O trabalho batista em Cachoeira é lembrado pelo pastor Entzminger em suas memórias: "Em Cachoeiras, nos domingos de manhã, postava-me à frente da casa do irmão César a contemplar a tocante cena que se me descortinava, de ver assomarem de todos os pontos cardeais grupos multicores de crentes e interessados, marchando a passos célebres em direção à casa de cultos". Quanto aos pastores que exerceram o ministério da igreja não há muitas infor- mações. Nas atas mais antigas constam os nomes dos seus pastores desde a reorga-nização em 1923 até 10 de janeiro de 1942: Juventino Machado, José Ferreira Neves, Pedro Siqueira, Manoel Euclides, Manoel Batista, Pereira Sales e José Gregório Ribeiro . A IB Cachoeira hoje tem seu templo situado no municipio de Feira Nova, sendo pastoreada pelo reverendo Flavio Conti, desde o ano de 2002. Francisco Bonato Pereira Comissão de Historia da CBPE |
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Outubro 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|