A Igreja Central de Cristãos Batistas Evangélicos de Moscou, é uma igreja batista em Moscou, uma das maiores e mais antigas igrejas batistas da Rússia. Está localizado desde 1917 no edifício da antiga Igreja Evangélica Reformada no endereço: Maly Tryokhsvyatitelsky Lane , 3 (data da contrução: 1865). Em 1982, ela comemorou o centenário do movimento evangélico em Moscou. Em 1881-1882, os livreiros (colportores) Stepan Vasiliev e seu amigo Ivan Bocharov começaram a realizar leituras sistemáticas do Evangelho. Em seu trabalho, os livreiros se depararam com o fato de que as pessoas que se consideravam cristãs desconheciam completamente a Palavra de Deus. Portanto, muitos ouviam e liam a Bíblia com o coração trêmulo.
Em 1903, F. S. Saveliev visitou São Petersburgo. Ele teve um encontro com os pashkovitas (mais tarde - cristãos evangélicos) e pediu-lhes que enviassem pregadores do Evangelho a Moscou, que ensinariam aos fiéis o batismo com água benta. Os irmãos responderam ao pedido de FS Savelyev e enviaram Vasily Ivanovich Dolgopolov e Nikolai Yakovlevich Yakovlev. Logo, a comunidade de cristãos evangélicos de Moscou foi formada, cujo líder era F.S. Savelyev. Período Soviético Em 23 de abril de 1917, uma casa de oração para cristãos evangélicos foi inaugurada nas instalações da antiga Igreja Evangélica Reformada. Naquele período, a Igreja Reformada tinha cerca de 20 membros, mas continuou seu ministério até 1920. Em 1928, a igreja abrigou dentro de seus muros a comunidade luterana de São Miguel, que se aglomerou na igreja até a liquidação final da comunidade luterana em 1933. Durante o período de domínio do ateísmo no país, a igreja foi submetida não apenas à opressão legislativa, mas também à arbitrariedade das autoridades locais. Em 1937, as instalações do prédio da igreja foram transferidas para um dormitório, o prédio próximo da Escola Reformada - para uma escola estadual. Apesar disso, após o fechamento das igrejas anglicana, luterana e outras, esta igreja em Maly Vuzovsky Lane (agora Maly Trekhsvyatitelsky) permaneceu a única igreja protestante ativa em Moscou durante a era soviética. Em 1940, por decisão das autoridades, a comunidade da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Moscou foi transferida para o prédio da igreja. Em 1944, foi um ano significativo para toda a Fraternidade. Foi dentro das paredes do salão de orações que a tão esperada unificação das Uniões de Cristãos Evangélicos e Batistas aconteceu. A comunidade cresceu e em 1946 duas galerias com 500 lugares tiveram que ser construídas ao longo das paredes da sala de orações, e a varanda do coro teve que ser significativamente alongada na frente do órgão. Na década de 1960, a comunidade enfrentou o problema de superlotação e tomou a iniciativa das autoridades locais de realocar os moradores do prédio da igreja para apartamentos confortáveis. Em 1965, junto com o Conselho de Cristãos Batistas Evangélicos da União, três apartamentos de três quartos foram comprados em Moscou por 65.000 rublos (mais de $ 100.000 ) e transferidos para as pessoas que viviam no prédio da igreja. Em 28 de maio de 1972, o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, visitou a Igreja Central dos Batistas Cristãos Evangélicos de Moscou , que estava na URSS em uma visita oficial de 22 a 30 de maio de 1972. Em 1982, a igreja comemorou o centenário do movimento evangélico em Moscou. Fonte: Facebook História dos Batistas Pesquisa e adaptação do texto russo para o português: Fábio Félix. |
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Abril 2025
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|