Atualmente a Igreja Batista em Cuba tem experimentado um grande avanço, as duas maiores Convenções juntas somam mais de 800 igrejas organizadas (além das congregações e missões), a saber: Convenção Batista de Cuba Ocidental // Organizada em 1905, fruto do trabalho missionário dos Batistas do Sul dos EUA, que iniciou em 1898.
Convenção Batista de Cuba Oriental // Organizada em 1905, fruto do trabalho missionário dos Batistas do Norte dos EUA, que iniciou em 1899. Tudo começou com Alberto J. Díaz, que é conhecido como o apóstolo dos Batistas Cubanos, por ser o iniciador da Obra Batista em Cuba. Díaz, esteve associado aos Batistas do Sul, especialmente a grupos de emigrantes cubanos no estado da Flórida, que haviam demonstrado interesse na obra de evangelização, emigrou para os Estados Unidos, lá foi apresentado pelo Rev. Word o plano de evangelização da Ilha elaborado pela Convenção Batista do Estado da Flórida. Em novembro de 1898, representantes das juntas missionárias dos Batistas do Norte e do Sul se reuniram em Washington, DC, EUA, e estabeleceram um acordo com o objetivo de fazer um melhor trabalho de evangelização no país. Os Batistas do Sul cuidariam das quatro antigas províncias ocidentais: Pinar del Río , Habana, Matanzas e Las Villas, enquanto os do Norte serviriam as províncias de Camagüey e Oriente. Desta forma, a existência de duas estruturas batistas no país foi selada. Em 2018 os missionários da Junta de Missões da Convenção Batista do Sul (EUA), reportaram mais de 8 mil batismos em Cuba, nesse mesmo ano mais de 35 equipes de igrejas da Flórida, serviram na Ilha. Fonte: História dos Batistas |
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Julho 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|