"A EBAR... é uma maneira de eu dizer ao mundo o que estaria dizendo, se pudesse estar presente." Pr. David Gomes. Diríamos que é impossível retratar a obra e ministério do Pastor David Gomes, sem mencionar a EBAR – Escola Bíblica do Ar. No início, era para ser apenas um programa de rádio que levasse a Escola Bíblica Dominical (estudo bíblico que acontece aos domingos, mas igrejas batistas do Brasil) aos lares, principalmente para aqueles que, por motivos diversos, tais como enfermidades, trabalho, viagens, estavam impedidos de frequentar as classes de EBD nas igrejas. Era um tempo em que todas as igrejas batistas do País estudavam a mesma lição bíblica. Então, o Pastor David Gomes a ensinava pelas ondas radiofônicas, no programa que recebeu o nome de Escola Bíblica do Ar. Era, à época, patrocinado pela Igreja Batista da Tijuca, onde o Pastor David Gomes exercia o seu ministério pastoral, após o retorno ao Brasil. Para saber detalhes desta história, poderão ser consultados os dados biográficos aqui neste site.
Com a enorme aceitação do programa pelos brasileiros, foram criados outros com finalidades diversas. Houve, por exemplo, o programa para as crianças: Deixai Vir a Mim. Os jovens receberam o programa Caminhando Com Jesus e, as senhoras, um programa para a família: Meu Reino e o dEle. Os amantes da boa música evangélica foram contemplados com o programa Hinos Favoritos, oportunidade em que o Pastor David Gomes atendia a pedido dos ouvintes. A Escola Bíblica do Ar, sempre dirigida pelo seu fundador, cresceu e começou um trabalho de evangelização por meio de ações sociais. Comprou uma sede própria e passou, também, a ser editora para a publicação de livros escritos pelo Pastor David Gomes e por crentes fiéis a Jesus. De tal modo era a integração do fundador com o ministério da EBAR que ele, já nos últimos momentos da vida, ao ser entrevistado por um periódico evangélico, disse que a EBAR era a forma de ele apresentar Jesus, ainda que preso e limitado a um leito. DAVID GOMES Mineiro de Itaúna, David Gomes nasceu no dia 23 de dezembro de 1919. Converteu-se aos 12 anos e aos 16 sentiu-se vocacionado para o ministério. Mestre e Doutor, pastor David Gomes era considerado pelos batistas um gigante na fé. Dentre as suas ocupações no Reino, foi fundador e diretor geral da Escola Bíblica do Ar, Ebar, (de 1949 a 1996); pastor titular das Igrejas Batistas da Tijuca, atual Igreja Batista do Andaraí, e da Esperança (de 1966 a 1991) – igreja que fundou e era pastor emérito – ambas no Rio de Janeiro. Foi idealizador dos Edifícios da Fé e do Amor, no centro do Rio de Janeiro; autor de 22 livros, membro (cadeira número 14) e presidente, por dois mandatos, da Academia Evangélica de Letras; secretário-executivo da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, JMN/CBB, por 14 anos (de 1954 a 1968); presidente emérito da Sociedade Bíblica do Brasil; presidente emérito da Convenção Batista Brasileira, e cidadão honorário de cidades em quase todos os estados do Brasil. Casado com Haydée Suman Gomes, por 58 anos, aos 83 anos deixou cinco filhas, todas envolvidas na obra do Senhor, e um filho. Marcos David Gomes, que está à frente da Ebar, além de sete netos, cinco bisnetos e de ovelhas em todo o país, cumprindo um ministério que edificou vidas e despertou vocações. Fonte: https://www.pastordavidgomes.com/ebar-1 |
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Julho 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|