A CBC foi organizada em primeiro de janeiro de 1905, no templo da PIB Rio de Janeiro, com o nome de Sociedade Missionária Batista do Rio, com as seguintes igrejas representadas: PIB Rio, PIB Niterói, IB Engenho de Dentro (hoje, SIB Rio de Janeiro), IB Santa Cruz (hoje PIB. Campo Grande), IB Paraíba do Sul, IB Sapucaia, IB Peão e IB Barão de Aquino. Pela proximidade, as igrejas do Estado do Rio uniram-se às da Capital (DF). As restantes uniram-se à Associação Batista Fluminense, organizada em 1907. É colocada no Estatuto a seguinte expressão: “Fica resolvido que a Sociedade não se comporá de indivíduos, mas de igrejas”.
O Jornal Batista do dia 30.12.1904 já informava que “… esta auspiciosa data será um marco na história da evangelização pátria. Oito igrejas formam parte da Sociedade Missionária, das quais, a maior delas, é bem fraca, segundo as coisas do mundo, mas estas pequenas igrejas dão começo a uma obra que, em tempos futuros, será uma obra colossal, como pequena é a nascente do Amazonas, mas quando deságua no oceano, faze-o recuar algumas léguas, tal a sua força e o volume de suas águas”. No JB de 10.01.1905, fala que a primeira diretoria foi eleita por aclamação: Presidente – Francisco Fulgêncio Soren; vice-presidente – Francisco de Miranda Pinto; 1º.secretário arquivista – Américo Luciano Senna; 2º.secretário arquivista – Julião Magalhães Passos; tesoureiro – Theodoro Rodrigues Teixeira; secretário correspondente – A. B. Deter. No Estatuto aprovado constava: “o seu fim é propagar e difundir, em nosso país, por todos os meios “lícitos” e “santos” o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, tal como se acha nas Escrituras, que são a nossa única regra de fé”. Sobre a 3ª. Assembleia da Sociedade Missionária Batista do Rio, escreve o Jornal Batista de 17.01.1907 que “houve nessa reunião anual, um espírito de santa harmonia cristã, igual ao que se manifestou na primeira sessão em que a Sociedade se fundou”. Crescemos muito de lá para cá e, é impressionante visitar e participar de cultos e nas atividades destas igrejas: muita diversidade em termos de liturgia, de organização e de administração e até na fidelidade às doutrinas bíblicas e batistas”. |
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Julho 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|