Antes dos videogames e do YouTube, William e Crystal foram os pioneiros no uso de mídia criativa para chamar a atenção de seus ouvintes. Conhecidos como “Tio Billy” e “Tia Crystal”, William e Crystal Enete usaram filmes, ilusão e conversas de giz para compartilhar o evangelho por mais de 40 anos em todo o Brasil. O ministério mais criativo de William veio por meio de seus bonecos ventríloquos, Johnny e Sammy.
Johnny ganhou vida depois que William ajudou com uma Escola Bíblica de Férias e descobriu que amava ensinar crianças. Ele queria encontrar uma maneira de chamar a atenção deles, então passou um tempo na Editora Batista no Rio de Janeiro construindo uma boneca para usar no ventriloquismo. Johnny ajudou o tio Billy a dar importantes lições de vida, como honestidade, respeito e obediência. Os dois também compartilharam histórias da Bíblia e desafiaram as crianças a seguir Jesus. Sammy, uma boneca ventríloqua feita profissionalmente, juntou-se aos Enetes em seu ministério quando uma mulher nos Estados Unidos doou a boneca ao casal durante sua primeira licença. Nas décadas seguintes, Sammy foi o companheiro constante do tio Billy e uma ferramenta que apresentou a Cristo a dezenas de milhares de pessoas em todo o Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Embora os críticos afirmassem que seus métodos eram sensacionais e suas lições simplistas, o tio Billy alcançou pessoas que ninguém mais alcançava. Ele levou a mensagem de Cristo além das paredes da igreja e aos lugares de difícil acesso da América do Sul. |
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Outubro 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|