STBNB: abordagem histórica e desafios do mais antigo seminário batista brasileiro por Zaqueu Moreira de Oliveira. O Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB) é assim chamado por ser o Brasil, na ocasião de sua fundação, dividido apenas em duas regiões, Norte e Sul. Ele foi criado e continua atuando na cidade do Recife, Pernambuco, portanto, no Nordeste. Foi o primeiro seminário batista da América Latina, sendo também pioneiro entre os evangélicos em diversas áreas do saber teológico.
Ginsburg foi um judeu polonês que se converteu ao evangelho; contudo, foi na cidade de Londres que ele foi consagrado missionário. Veio para o Brasil como ministro “indenominacional, por volta de 1882”, sendo posteriormente, em 1891, consagrado ministro batista na Bahia. O período de sua atuação missionária que nos é relevante tem início no ano de 1892, com a organização da Primeira Igreja Batista do Recife, marco que, de certa forma, produziu ânimo e impulso na propagação do evangelho na capital pernambucana.
A Primeira Igreja Batista do Recife, pastoreada pelo Reverendo Joel de Oliveira Bezerra, celebrou o 122º Aniversário de organização, dedicados à proclamação da Palavra de Deus, glorificação a Deus e a edificação do Corpo de Cristo, com a celebração de Cultos em Ação de Graças ao Senhor, nos dias 4, 5 e 6 de abril de 2008, e com a realização de Seminário para Pastores e Líderes, nos dias 4 e 5 de abril, com o preletor, pastor Russel Shedd, expondo o tema: “Espiritualidade em um Tempo chamado Pós-Moderno”. (Este texto é de 2009)
Em sua "História dos Batistas", Thomas Armitage. . .incluía um capítulo sobre notáveis batistas americanos “Pregadores—Educadores—Autores”. Nele, ele fornece breves biografias de onze luminares daquele século. . . [Ele] fecha o capítulo com um esboço de William Cathcart. Ele afirma que Cathcart “tornou a denominação [batista] sua devedora por meio de suas pacientes investigações e contribuições literárias.
Nasceu em 05 de novembro de 1855, no Texas – EUA, sendo filho de John Henry Bagby e Mary Franklin Wilson, descendente de hunguenotes. Converteu-se aos 11 anos de idade. Após estudos na Baylor University (em Waco), foi consagrado em 16 de março de 1879 na cidade de Plantersvile. Assumiu pastorados, mas influenciado pelo General Hawthome (que conhecia as necessidades espirituais do povo brasileiro), colocou como seu campo missionário o Brasil.
Por Almiranice Cidade
[…] os batistas como tópico de estudo se justificam em si mesmos, pela sua antigüidade e presença no Brasil, marcadas por um certo tipo de compromisso social e por uma certa regularidade em termos de crescimento e institucionalização. Eles são hoje a maior denominação do protestantismo de missão no Brasil, mas seu pensamento não foi ainda objeto de estudos” Israel Belo de Azevedo, 1996 Em celebração de seu Jubileu de Carvalho, a PIB de Mesquita está com uma programação especial em todo o mês de março, recebendo diversos preletores, e uma exposição permanente com a história destes 80 anos está disponível para visitação. Endereço: Rua Paraná, 224, Centro – Mesquita/RJ.
A Confissão de Fé de New Hampshire foi redigida pelo Rev. John Newton Brown (1803 - 1868), no Estado de New Hampshire, por volta de 1833, e publicada por uma comissão da Convenção Batista daquele Estado. Ela foi adotada pela mesma Convenção, chegando a influenciar outras confissões, sendo uma das mais largamente aceitas e amplamente usadas declarações de fé Batista nos Estados Unidos, especialmente nos estados do norte e do oeste. Trata-se de uma declaração clara e concisa da fé denominada Batista, em harmonia com as doutrinas de confissões mais antigas, porém expressa em forma mais moderada. Ela é relativamente breve quando comparada com outras confissões, contendo 18 artigos. De um modo geral, sua tendência é calvinista moderada e relembra a fé dos protestantes ortodoxos.
Traduziu a Bíblia para facilitá-la. Na Bíblia de Werner Kaschel, onde aparecia o termo "verbo", agora se lê "palavra". O substantivo "caridade" foi trocado por "amor". Descendente de alemães, Werner nasceu em Campinas e se tornou pastor da Igreja Batista. Por mais de duas décadas, trabalhou como tradutor da Sociedade Bíblica do Brasil, onde integrou a Comissão de Tradução da Bíblia na Linguagem de Hoje. O primeiro volume saiu em 1988.
“Um homem de Têmpera e convicções firmes e inabaláveis”
Em memória dos seus 140 anos de nascimento. Nasceu no dia 19 de março de 1876, no Frade, distrito de Macaé. Seu pai Joaquim Galdino da Silva, português, que com 90 anos casou-se com uma escrava, Rufina da Silva. José Galdino da Silva era conhecido como Lóta, apedido que herdou de sua avó Rufina. Em atas assinadas quando pastor da Primeira Igreja Batista em Cachoeiras de Macacu escrevia seu nome e complementava, “vulgo Lóta”. Nos estudos sobre a tradição batista, encontramos documentos importantes sobre a nossa denominação. Entre eles está o pacto das igrejas batistas, que trata de aspectos de cooperação dos crentes na igreja local e a cooperação entre as igrejas batistas.
Por isso, é importante a defesa dessa postura de pacto e cooperação através da Convenção Batista Brasileira, entendendo não só como algo da tradição batista no mundo e também no Brasil, mas também por ser uma estratégia consagrada para potencializar o avanço do reino. por Estevão Júlio, jornalista no Departamento de Comunicação da Convenção Batista Brasileira
Não havia data melhor para o lançamento do Hinário para o Culto Cristão, o nosso HCC, do que há 30 anos, mais precisamente entre os dias 25 a 29 de janeiro de 1991. Os Batistas brasileiros estavam reunidos na cidade de Niterói-RJ, na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, para a realização da nossa 72a Assembleia. O tema do encontro anual deixou o ambiente mais “afinado”, no “tom” certo: “Cantemos nossa fé”, com a divisa em Salmos 40.3. “Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus”. Pastor Rui Dias, filiado a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil da Convenção Batista Brasileira, faz alguns destaques de diferenças entre a Confissão de Fé Batista de Londres de 1689 e a Declaração Doutrinária da CBB.
A União Ucraniana de Igrejas de Batistas Evangélicas tem suas origens no movimento de batismo de crentes no século XIX. Em 1918, a União Ucraniana de Batistas foi fundada. Em 1922, tornou-se associada à União Russa de Cristãos Evangélicos Batistas. Ela foi oficialmente reorganizada em 1990 e tornou-se independente da União Russa de Cristãos Batistas Evangélicos. De acordo com o último censo da denominação, haviam 2.272 igrejas e 113.000 membros.
Em 15 de novembro de 1909, Beatriz Rodrigues da Silva nascia no Rio de Janeiro (RJ), em um lar católico, mas logo na infância, aceitou Jesus como seu Salvador, e foi batizada pelo Pr. F.F. Soren em 1916.
Por muito tempo, Thomas Helwys foi meramente visto por suas contribuições políticas para a liberdade de consciência e separação entre Igreja e Estado. No entanto, essas idéias não foram apreciadas no contexto da reflexão eclesial que as produziu. Tentando corrigir isso, Marvin Jones oferece o primeiro tratamento completo sobre a compreensão de Helwys sobre a Igreja Batista Inglesa.
Thomas Spurgeon (20 de setembro de 1856 - 17 de Outubro de 1917) foi um pregador Batista inglês do Tabernáculo Metropolitano, um dos dois filhos gêmeos não-idênticos do famoso pastor batista Charles Haddon Spurgeon (1834-1892).
Thomas e seu irmão gêmeo nasceram um mês antes da tragédia no jardim "Royal Surrey Gardens" em Kennington, 19 de outubro de 1856, enquanto seu pai estava pregando. Sua mãe, Susannah Spurgeon ficou inválida com 33 anos de idade, enquanto os garotos ainda eram adolescentes. O missionário norte-americano John Mein chegou ao Brasil em 1915. Veio com sua esposa Elizabeth Mein e dois filhos: John Gordon Mein, diplomata assassinado na Guatemala em 1968 durante uma tentativa de sequestro, e David Mein.
Até o início da década de 1970, o Catolicismo era a religião predominante no município de Itapuranga. E, estatísticas da época apontam que por volta do ano 1975, Itapuranga tinha 95% de sua população composta por católicos. No início desta década chegou para a Itapuranga uma família evangélica batista vinda de outro município goiano que inicialmente se uniu aos presbiterianos, grupo evangélico que já se reunia como igreja na cidade. Os dois grupos congregaram unidos em clima bastante fraterno por um período até que o grupo batista alugou um pequeno espaço com vistas à abertura de trabalho próprio. A despedida foi marcada por um clima de confraternização. Realizou-se um jantar com a presença dos dois grupos evangélicos envolvidos e os amigos aos quais ambos empenhavam-se em comunicar o Evangelho.
Faleceu hoje, aos 93 anos, a irmã Saphira Medeiros, esposa do pastor Darciso Medeiros (falecido em julho de 2019). O casal é referência na região Norte do país pelo intenso trabalho de evangelização e plantação de igrejas.
Os líderes puritanos de Massachusetts viam Obadiah Holmes como um batista repugnante e ordenaram que ele fosse chicoteado 30 vezes em público. Eles provavelmente deveriam ter pensado duas vezes antes de fazer isso.
Pastor Gil Silva, foi "missionário de fazenda" no interior capixaba e mineiro, de meados da década de 1940 a 1970. Depois se dirigiu à Belo Horizonte, onde permaneceu até o seu falecimento, em 2004. Seu neto, Lucas Franco, esta lançando o livro "Um chamado irrecusável - a história extraordinária do Pastor Gil Silva".
Se você gosta de história sobre o trabalho batista, esse é um livro para se ter em sua estante. Veja os links no final deste post Norman Leo Geisler (21 de julho de 1932 - 1 de julho de 2019) certamente lutou o bom combate da fé. Ele ganhou a reputação de destruir “fortalezas, argumentos e toda opinião altiva levantada contra o conhecimento de Deus” (2 Coríntios 10: 3-5).
A Primeira Igreja Batista de Selma (Estados Unidos) foi organizada com 11 membros, em 29 de maio de 1842, com Rev. Solon Lindsey como pastor. No entanto, só foi em 1850 que essa igreja passou a ter um local permanente para cultos.
O Cantor Cristão surgiu em 1891 e assim o missionário Salomão Luiz Ginsburg contou sobre o surgimento deste hinário: “Uma fonte de bons resultados tem sido o nosso próprio hinário, denominado ‘Cantor Christao’. Iniciei esse hinário enquanto estava em Pernambuco, antes mesmo de me tornar um batista. A primeira edição foi um pequeno folheto contendo 16 hinos. O primeiro hino que traduzi para a língua portuguesa foi o inspirador: “Chuva de Bênçãos.” Os crentes nativos gostaram muito dos meus hinos, e isto me encorajou muito. É bom ouvi-los cantar essas belas canções evangélicas em seus lares, em seus locais de trabalho, e até mesmo enquanto caminhavam pelas ruas. Hoje temos um hinário contendo cerca de 600 hinos.” (A Missionary Adventure de Salomão Luiz Ginsburg, Baptist Sunday School Board, 1921, p. 99).
|
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Novembro 2023
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|