MEMÓRIA DOS BATISTAS - IGREJA BATISTA | MEMÓRIA E HISTÓRIA
  • INÍCIO
  • CONTEÚDO
    • SOBRE NÓS
    • CHECAMOS
    • PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A IGREJA BATISTA
    • CONTATO
    • MEMÓRIA DOS BATISTAS NA MÍDIA
    • QUEM SOMOS COMO BATISTAS?
    • Arminianismo e Calvinismo entre os Batistas: Passado, Presente e Futuro
    • DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA DOS BATISTAS
    • OS PRINCÍPIOS BATISTAS
    • Quais são os Princípios Batistas?
    • HISTÓRIA DA IGREJA BATISTA
    • LIVRO: TODOS PODEM SER SALVOS
    • Batistas do Sul dos Estados Unidos são Calvinistas?
    • CLIPPING - O JORNAL BATISTA
    • AUTONOMIA DA IGREJA LOCAL, UMA MARCA DOS BATISTAS
    • LINKS BATISTAS
    • Artigos e notas sobre História dos Batistas
  • BLOG
  • BIBLIOTECA DIGITAL
    • REPOSITÓRIO DIGITAL
    • CARTAS DE WILLIAM CAREY TAYLOR
  • DOAÇÃO DE LIVROS
  • LOJA
    • TODOS OS PRODUTOS
  • GT's
    • GT PATRIMÔNIO DOCUMENTAL

PIB DE SUZANO COMPLETARÁ EM 100 EM 1926

3/1/2025

Comments

 
Fotografia
O inicio do trabalho Batista em Suzano começa no ano de 1921, quando a Igreja Batista no Brás inaugurou um ponto de pregação em nossa cidade. A organização em Igreja se deu em 24 de Junho de 1926, com 16 membros, neste mesmo endereço atual, num pequeno  templo.
​​
O primeiro pastor, Antônio Ernesto da Silva, pastor da Igreja Batista no Brás (igreja-mãe), foi eleito Pastor da nova igreja no dia da organização , ficando na função por um ano. Ele visitava a Igreja bimestralmente e  na sua ausência , os cultos eram dirigidos pelo Evangelista César dos Santos, então secretário da Igreja.
​
Em meados de 1927 tomou posse o pastor José Grezemberg que serviu a igreja por nove anos, período em que dirigiu também outras igrejas na cidade de São Paulo. Nesse ministério foi organizada nossa 1a Igreja filha, Primeira Igreja Batista em Bragança Paulista, no  ano de 1935.

Em 1936, assumiu o pastor Antônio Carmo dos Santos, que aqui permaneceu também por nove anos , tendo sido   o primeiro Pastor que residiu na cidade de Suzano, deixou a igreja em 1945.

Em 1946 a Igreja convidou para substituí-lo, o pastor Antônio Lopes, que já pastoreava a Primeira Igreja Batista em Mogi das Cruzes, além de dirigir o Lar Batista de Crianças.  
Durante o seu ministério foi construído um novo templo que serviu a Igreja por trinta anos.

​
Em 1950 deixa o pastorado de Mogi das Cruzes,  assume um pastorado na cidade do Rio de Janeiro, mas continuando  visitando a igreja um fim de semana por mês, até meados de 1951. Em seu ministério foram organizadas mais duas Igrejas: 2a filha Primeira Igreja Batista em Ermelino Matarazzo – 1948 e 3a filha Primeira Igreja Batista em Guianazes -1950.  
Em 1951, assumiu o ministério o pastor Alfredo  Lourenço de Carvalho, ficando no pastorado até  1960. Em seu ministério foi adquirido o terreno e construída uma  casa pastoral que possuímos até hoje e foram organizadas a 4ª e 5ª Igrejas filhas: Primeira Igreja Batista em Poá (1955 ) e Primeira Igreja  Batista em Ferraz de Vasconcelos.(1956).

Em 1961, tomou posse na Igreja o pastor Natanael Correia Vilela, vindo de Pernambuco, possuía também a profissão de relojoeiro, chegando a ter um estabelecimento comercial na cidade. Esteve à frente da Igreja por dois anos.
Em 1963, assumiu o pastor Jovino Almeida de Jesus,  delegado de polícia aposentado, consagrado já na terceira idade, assumiu a igreja aos 63 anos de idade e deixou o pastorado por questões de saúde em 1968.
A Igreja, então, convidou o pastor  Raini Raymundo Peterlevitz, que teve o ministério mais longo até o momento  (14 anos), período em que foi construído o templo atual, com recursos próprios, arrecadados através de grande campanha entre os aproximadamente 250 membros da época. Em seu ministério foi organizada nossa 6ª filha: Igreja Batista em Vila Maria de Maggi, hoje Igreja Batista Memorial da Fé. Durante as comemorações do nosso cinquentenário, em 1976, a igreja realizou grande campanha evangelística no Ginásio de Esportes da cidade, tendo sido orador o Pastor Walter Kaschel.

Com a saída do pastor Raini, o pastor William Wojciki, assumiu o pastorado em 1984 e permaneceu por 2 anos no ministério aqui. Em seu ministério foi organizada a 7ª filha - Igreja Batista da Vitória.
Em 1987, assume o pastor Matheus Esteves dos Santos,  dirigindo a Igreja por quase 3 anos.  Em seu ministério a Igreja deu posse à primeira Ministra de Música, Ir.Tereza Paixão.Foram organizadas em seu ministério a Igreja Batista Monte Sião, no Jardim São José, e Igreja Batista em Parque das Fontes em Ribeirão Pires, 8ª e 9ª Igrejas filhas.
​
O pastor Marcos Coelho Ramos assumiu o ministério pastoral da PIB Suzano em 1990, ficando à frente da Igreja por 4 anos. Neste período, o pastor Leoníldio Lima de Oliveira , foi convidado para ser o primeiro Pastor Auxiliar, ambos deixando o ministério no mesmo ano, em 1994.

No ano de 1995 toma posse o pastor Clóvis Vital Martinoff, e sua esposa Ir.Eliane Martinoff assumiu como Ministra de Música, ambos trabalhando juntos até 2001. Neste período foram organizadas as Igrejas Batistas no Jardim Miriam e no Jardim Boa Vista, as 10ª e 11ª igrejas filha, tendo esta última seguido posteriormente outra orientação doutrinária. Em 2000, o seminarista Amarildo Aparecido Costa foi convidado para liderar o Ministério com Surdos  Sinal de Vida, ficando no cargo até o início de 2004. Também em 2000, a Igreja convidou o pastor Dacil Lemes Filho para o Ministério Auxiliar e com a saída do pastor Clóvis em 2001, assumiu as funções interinamente até a posse do novo pastor.
Em agosto de 2002, assumiu como Titular o pastor Marcos Davi Ferreira de Andrade. Durante seu pastorado a igreja convidou em 2003 o Pastor Deomar Rodrigues Campos para assumir a direção de uma das congregações, que posteriormente seria organizada como nossa 12ª filha: Igreja Batista no Jardim Varan.  Em agosto de 2003 o pastor Dacil deixou o ministério auxiliar para assuimir outro ministério em Ivinhema-MS.


Com o objetivo de reestruturar o ministério colegiado, foi convidado  em fevereiro de 2004 o pastor Agnaldo Nunes Machado, especificamente para ser auxiliar no Ministério Jovens e Adolescentes, pedindo exoneração um ano depois. Em 2004 foi adquirida a primeira casa que anexa ao templo, que foi posteriormente demolida .Em abril de 2005 foram empossados ao ministério auxiliar o pastor  Rubens A. Vieira de Souza para o Ministério de Evangelismo e Missões.


Em Julho de 2005 organizamos a nossa 13ª Igreja Filha: Igreja Batista em Palmeiras dando posse também ao pastor Isaías Gomes de Freitas e no mês de agosto, realizamos a aula inaugural da ETTED - Escola de Treinamento Teológico e Discipulado , que permaneceu ativa até o final do ministério do Pr Marcos Davi . Em setembro do mesmo ano foi inaugurado o templo sede da Missão Batista no Jardim Boa Vista, com capacidade para 250 pessoas.
Em 2006 enviamos o pastor Ezequiel Francisco Nunes nosso seminarista, já formado e consagrado, juntamente com sua família, como Missionário ao Vale do Ribeira  Também em 2006, adquirimos nossa Kombi que serve a igreja até os dias atuais .

O pastor João Pedro Valladão dos Santos assumiu em 2007 como pastor auxiliar para o Ministério de Jovens e Adolescentes, ficando conosco até 2009. Neste mesmo ano ,a Igreja adquire sua segunda casa anexa ao templo que tem servido ao ministério infantil . Além disso, um grupo de evangelistas da Igreja foi a Arequipa-Peru, em  primeira Viagem Missionária Internacional, iniciando o apoio ao Missionário Local Alfonso Cervantes Zarate no seu trabalho evangelístico naquela cidade, atualmente dirigido pelo Pastor Julio Cesar Cervantes Zarate.

No ano de 2009 o pastor Luiz Dantas foi convidado a assumir como pastor auxiliar com o objetivo de levar à organização a nossa congregação no Jardim Boa Vista. 

Em 26 de junho de 2010, no culto em gratidão a Deus por nossos 84 anos de fundação, toma posse o pastor  Celso Eronides Fernandes, que aqui permaneceu por 9 meses.

O Pr.Dantas assume então interinamente suas funções, mas ainda com foco na Missão Batista do Jardim Boa Vista – Suzano/SP. Em Junho de 2011 o Pr. Rubens, anunciou à igreja o seu desligamento do Ministério Auxiliar da Primeira Igreja Batista em Suzano, transferindo-se para o Estado de Santa Catarina.
 
Em 12 de Maio de 2012 ,toma posse o pastor Claúdio Rogério Almeida Quadra, permanecendo a frente da igreja até dezembro de 2020, Em junho de 2013,  celebramos a organização de mais uma igreja, a  13ª filha, Primeira Igreja no Jardim Boa Vista, Suzano, com o Pastor Luiz Dantas, como pastor titular. Durante esse pastorado , foi iniciado o Ministério Acordar que visa evangelização através de cursos livres , ministrados por professores voluntários e totalmente gratuito para a comunidade. Foi iniciado também Ministério Celebrando a Recuperação visando apoio àqueles que tem algum problema emocional através da ministração de princípios bíblicos e de sessões de partilhas.

Contamos com a ajuda ,nesse período,  dos irmãos seminaristas Thales de Melo Cassimiro com foco no Ministério de Musica e o hoje Pastor Marcio Camilo no ministério de Jovens e Adolescentes. Em 2018 foi organizada a 15ª igreja filha no Jardim Colorado Suzano , e empossado o Pr Geraldo Clemente que já dirigia a Missão .

Em dezembro de 2020 entramos em oração esperando do Senhor o envieo de um novo Pastor e passamos por um momento de   reestruturação dos Ministérios e reorganização administrativa .

Em Outubro de 2021 o Senhor graciosamente atendeu nossas preces e nos enviou o Pastor Elizeu Manoel dos Santos.
Hoje seguimos em crescimento espiritual, com o desejo de inspirar pessoas a ter um relacionamente de amor com Cristo, que seja intimo, real e pessoal.

Comments

    SOBRE

    BLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas


    Histórico

    Maio 2025
    Abril 2025
    Março 2025
    Fevereiro 2025
    Janeiro 2025
    Dezembro 2024
    Outubro 2024
    Setembro 2024
    Julho 2024
    Junho 2024
    Maio 2024
    Abril 2024
    Março 2024
    Fevereiro 2024
    Janeiro 2024
    Dezembro 2023
    Novembro 2023
    Outubro 2023
    Setembro 2023
    Agosto 2023
    Junho 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Setembro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Junho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Abril 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Janeiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Março 2018
    Fevereiro 2013


    Categorias

    Tudo
    ARTIGOS
    BIOGRAFIAS
    CBB
    DOUTRINAS BATISTAS
    Embaixadores Do Rei
    EVENTOS
    HISTÓRIA DOS BATISTAS
    HISTÓRIA DOS BATISTAS
    IGREJAS AMERICANAS
    IGREJAS BRASILEIRAS
    INSTITUIÇÕES
    INSTITUIÇÕES
    MÚSICA
    MÚSICA
    RESENHAS
    TEOLOGIA
    YOUTUBE


    Feed RSS


    Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados. 
Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • INÍCIO
  • CONTEÚDO
    • SOBRE NÓS
    • CHECAMOS
    • PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A IGREJA BATISTA
    • CONTATO
    • MEMÓRIA DOS BATISTAS NA MÍDIA
    • QUEM SOMOS COMO BATISTAS?
    • Arminianismo e Calvinismo entre os Batistas: Passado, Presente e Futuro
    • DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA DOS BATISTAS
    • OS PRINCÍPIOS BATISTAS
    • Quais são os Princípios Batistas?
    • HISTÓRIA DA IGREJA BATISTA
    • LIVRO: TODOS PODEM SER SALVOS
    • Batistas do Sul dos Estados Unidos são Calvinistas?
    • CLIPPING - O JORNAL BATISTA
    • AUTONOMIA DA IGREJA LOCAL, UMA MARCA DOS BATISTAS
    • LINKS BATISTAS
    • Artigos e notas sobre História dos Batistas
  • BLOG
  • BIBLIOTECA DIGITAL
    • REPOSITÓRIO DIGITAL
    • CARTAS DE WILLIAM CAREY TAYLOR
  • DOAÇÃO DE LIVROS
  • LOJA
    • TODOS OS PRODUTOS
  • GT's
    • GT PATRIMÔNIO DOCUMENTAL