No dia 14 de dezembro de 2024, nos despedimos do Pastor Jilton Moraes de Castro, que faleceu aos 78 anos. Servo fiel e dedicado à obra de Deus, Pastor Jilton foi natural de Maceió (AL) e atuou como pastor, professor, escritor e músico. Pastoreou igrejas em Fortaleza, Belém, Teresina e Recife. Autor de mais de quinze livros, a maioria na área de pregação, suas obras são utilizadas como textos-base em disciplinas dessa área em seminários de todo o Brasil. Formado em Teologia pela Turma de 1971 no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB), Pastor Jilton também foi professor nessa instituição, lecionando em áreas como Homilética, Prática de Pregação e outras disciplinas. Além disso, atuou como diretor da Faculdade Teológica Batista de Brasília e escreveu livros e hinos que enriqueceram a música cristã. Sua vida foi inteiramente dedicada à pregação, ao ensino da Palavra e à formação de líderes. Sua obra e legado seguem inspirando gerações a proclamarem o Evangelho.
O velório ocorreu na capela do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife (PE), no domingo (15/12/2024), seguido pela cerimônia fúnebre realizada no templo da Igreja Batista da Capunga. Pastor Jilton é citado pelo pastor William Alvin Hatton em sua biografia como diretor do primeiro Acampamento de Embaixadores do Rei (ER) do Nordeste, realizado em Paripuera (AL), em fevereiro de 1970. Sobre ele, John Hatton, filho do pastor William Alvin Hatton, recorda: "O Pr. Jilton era um dos integrantes do antigo Departamento de Homens (DMAM), que incluía o trabalho dos Embaixadores do Rei. Eu o via sempre que ia para a Casa Publicadora Batista (que depois passou a ser chamada JUERP), junto com a equipe. Sempre me impressionou pela sua simpatia e seriedade. Ele me tratava com respeito e amizade, mesmo eu sendo apenas um garoto na época. Sei que o papai (Pr. William Alvin Hatton) só tinha elogios—só coisas positivas a dizer sobre o Pr. Jilton. Ele sempre se mostrou uma pessoa educada e um obreiro dedicado. Eu o vi pela última vez durante a Assembleia da Convenção Batista em João Pessoa, em 2019, junto com sua esposa. Foi um encontro rápido, mas sua simpatia de sempre se mostrou evidente. Pr. Jilton será lembrado com muitas saudades!" Pastor Jilton Moraes ocupa um lugar especial na memória dos Embaixadores do Rei e da denominação batista, sendo, com certeza, uma referência no ensino da pregação da Palavra. “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.” 2 Timóteo 4:7 |
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Dezembro 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|