|
Em 12 de dezembro de 1925, três gentios e seis judeus organizaram uma pequena igreja batista na cidade de Jerusalém. Pouco tempo depois, os Batistas do Sul (Estados Unidos) adquiriram uma propriedade na então Henrietta Szold Road, mais tarde conhecida como Rua Narkis. Em 12 de dezembro de 1925, três gentios e seis judeus organizaram uma igreja batista em Jerusalém. Quase um ano depois, em novembro de 1926, os Batistas do Sul compraram uma propriedade na Henrietta Szold Road (mais tarde renomeada como Narkis Street).
Desde o seu início humilde como uma igreja organizada, o número de membros da Igreja Batista da Rua Narkis raramente ultrapassava 25 pessoas. Mas no início da década de 1970, Bob e Margaret Lindsey , juntamente com muitos na igreja, foram movidos e cheios do Espírito de Deus. Bob e a congregação começaram a orar pelos enfermos e muitos foram curados. Muito em breve a pequena capela não podia mais receber os fiéis. À medida que a congregação crescia, paredes foram derrubadas para dar mais espaço. Na primavera de 1976, as janelas do lado leste da igreja foram removidas e uma lona foi levantada sobre a área entre a capela e a Casa Batista para que mais espaço pudesse caber no interior. Naquela época, mais de 200 pessoas participavam do culto matinal de Shabat (sábado). Então, alguns anos depois, durante a Festa dos Tabernáculos, na noite de quinta-feira, 7 de outubro de 1982, extremistas incendiaram a capela. Este ataque ganhou manchetes internacionais. Dois dias depois, na manhã de Shabat, restando apenas a estrutura incendiada do edifício, mais de 600 pessoas, tanto judeus como cristãos de todo o país, reuniram-se na Rua Narkis para se solidarizarem com a congregação. Jamie Buckingham falou no culto. Bob arrancou uma grande risada da multidão quando disse: “Eu estava orando por fogo, mas não desse tipo. No entanto, precisávamos desesperadamente de uma capela maior para acomodar trezentas e cinquenta ou quatrocentas pessoas, e não víamos como conseguir uma. Agora que um incendiário destruiu graciosamente a pequena capela, vemos o caminho aberto para construir uma maior.” A multidão doou 12 mil dólares naquele dia e, nos anos seguintes, mais de um milhão de dólares seriam arrecadados de forma independente, em todo o mundo, para o novo santuário. Nos nove anos seguintes, a congregação se reuniria em uma grande tenda onde fica o atual estacionamento. Por causa daquele incêndio ocorrido durante a Festa dos Tabernáculos e da subsequente experiência de culto em tenda, a nova capela foi desenhada em forma de tabernáculo. Foi concluído em 1991 e inaugurado oficialmente em 1996. Em 1996, John Anthony restabeleceu uma reunião de domingo de manhã, tornando-se pastor da Igreja Batista de Jerusalém. Além da reunião de domingo, duas outras reuniões são celebradas, a da congregação original, ou seja, a congregação hebraica no sábado pela manhã, e desde 1994, a congregação russa, que se reúnem nas noites de sexta-feira. Fonte: História dos Batistas / Facebook |
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Maio 2026
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|
Feed RSS