Manoel Avelino de Souza (1886-1962) foi uma figura importante para os batistas brasileiros e fluminenses na primeira metade do século passado. Caminhou com os pioneiros e ainda, plantou e pastoreou igrejas em campos importantes.
Thomas Andrew Dorsey (1899-1993), que ficou conhecido como pai do Gospel, foi diretor musical do coral da Igreja Batista Pilgrim em Chicago. Thomas A. Dorsey compôs canções evangélicas como "Haverá paz no vale pra mim..." (Peace in the valley), e "Vem Senhor me guiar, minha fé sustentar..." (Precious Lord, take my hand).
A gloriosa tocha do evangelho não caiu das mãos de Schwartz até cinco anos depois de William Carey ter encontrado um lugar como missionário naquela terra onde até agora "oitocentas almas preciosas afundam a cada hora em sepulturas sem Cristo".
"Não há começos", diz o Dr. George Smith, "deste lado do Éden". Carey foi chamado de "pai das missões modernas"; mas vimos que outros o precederam. O Dr. Pierson traça sua linhagem missionária até Eliot; "pois foi sua vida e obra que moveram e moldaram David Brainerd, ... Jonathan Edwards, Adoniram Judson, assim como William Carey, e outros que o seguiram. No entanto, esta corrente de influência sagrada, que regou tantas árvores da vida, o próprio Eliot traça sua fonte na casa de Hooker". O exílio puritano Hooker "reaparece em Eliot, Eliot em Edwards, Edwards em Carey, Carey em Judson, e assim por diante sem fim". No século XVIII, os missionários protestantes eram poucos e as sociedades missionárias ainda menos. Em alguns círculos batistas, a missão em si nem era considerada muito sólida teologicamente. Mas, no final do século, isso estava começando a mudar. Em 1792, o sapateiro e pastor William Carey publicou seu panfleto, 'Uma investigação sobre a obrigação dos cristãos de usar meios para a conversão dos pagãos', uma pesquisa sobre os países e grupos de pessoas do mundo e um chamado aos cristãos para se engajarem na missão.
|
SOBREBLOG do Grupo de Pesquisa sobre História e Memória dos Batistas Histórico
Outubro 2024
Categorias
Tudo
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a posição oficial deste site ou do Memória dos Batistas, assim como todos os comentários publicados.
|